Vamos falar sobre a deficiência de ferro:
A anemia é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a concentração de hemoglobina no sangue num nível menor que o esperado, levando-se em conta fatores como idade, sexo, gestação e certos fatores ambientais, como altitude. A anemia, por si só, não é um diagnóstico, mas pode ser um sintoma de algum problema de saúde. Podem ser causas de anemia: perda de sangue de forma súbita, como acontece em traumas e cirurgias; perda de sangue de forma lenta e gradual, como pode acontecer em alguns tipos de câncer do trato gastrointestinal; deficiências nutricionais (de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico); infecções (por bactérias, vírus ou parasitas); uso de algumas medicações; doenças autoimunes como o lúpus. Dessas, a principal causa de anemia em nosso país e no mundo é a anemia por deficiência de ferro.
Os sintomas decorrentes de anemia por deficiência de ferro incluem: fraqueza, pele seca, dor de cabeça, irritabilidade, síndrome das pernas inquietas e graus de fadiga, intolerância aos exercícios físicos e apetite por barro, terra, papéis, amido e etc.
O ferro é um nutriente essencial necessário a todas as células humanas. A maioria do ferro do corpo está contido na hemoglobina. O ferro é absorvido pelos intestinos, transportado no sangue através de uma proteína carreadora (transferrina) e armazenado como ferritina. Portanto, devemos sempre fazer uma ingesta adequada de alimentos ricos em ferro diariamente. São exemplos desses alimentos: carnes vermelhas, feijão, gema de ovo, vegetais folhosos verdes etc. Ingerir alimentos ricos em vitamina C, como sucos cítricos (limão, laranja, acerola), também potencializa a absorção de ferro pelo organismo. Se mesmo assim a ingesta de ferro não for suficiente e a anemia se mantiver, pode-se fazer uma suplementação de ferro com medicações, sempre com orientação médica.
Que tal testar uma dessas receitas ricas em ferro?
Anota aí...
Suco de couve com maracujá:
- 4 folhas de couve
- 3 maracujás
- Limão
- Água
- Açúcar Mascavo
Suco de cenoura, beterraba, laranja e limão:
- 1 cenoura pequena e picada
- ½ beterraba
- 3 folhas de couve
- 1 laranja
- 1 limão
- gelo
- adoçante a gosto
Suco de kiwi, couve e brócolis:
- 1 kiwi
- 2 folhas de couve
- 1 ramo de brócolis
- 1 copo de água
Suco de abacaxi, cenoura e espinafre:
- 7 folhas de espinafre
- ½ cenoura média
- 1 fatia de abacaxi
- 1 copo de água
Tiras de fígado acebolado:
- 500g de fígado
- 3 colheres de sopa de óleo
- 250g de cebola
- sal a gosto
Espaguete com molho de sardinha e tomate:
- 3 tomates cortados em cubos de 2cm (300g)
- 1 lata de Sardinha em Óleo Gomes da Costa ( 125g)
- 1 folha de louro
- 200g de espaguete integral cozido conforme as indicações da embalagem
- 1 ovo cozido picado
- Cheiro verde picado a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
Salada de cenoura e ovos:
- 350g de cenoura
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de maionese
Feijão preto com beterraba contra anemia:
- 500 g de feijão preto
- 1 beterraba grande
- 100 g de folhas de espinafre.
Depois do feijão e da beterraba estarem bem cozidos, tempere normalmente e quando servir às crianças, pode oferecer somente o feijão, sem a beterraba ou somente o 'caldinho' do feijão porque ele também terá o ferro da beterraba e do espinafre.